A configuração do WordPress Multisite permite criar uma rede de sites que podem ser gerenciados a partir de uma única instalação do WordPress. Este recurso é útil para administrar múltiplos sites com uma base centralizada, economizando tempo e recursos. Aqui está o passo a passo para ativar e configurar o WordPress Multisite:
1. Preparativos Antes da Instalação
- Certifique-se de que você tem uma hospedagem que suporta WordPress Multisite. Hospedagens compartilhadas geralmente funcionam, mas servidores dedicados ou VPS são ideais para melhor performance.
- Realize um backup completo do seu site e banco de dados antes de prosseguir.
2. Ativando o Modo Multisite no WordPress
- No arquivo
wp-config.php
localizado na raiz da instalação do WordPress, adicione a seguinte linha antes de/* That's all, stop editing! Happy blogging. */
: - Salve o arquivo e faça o upload para o servidor, se necessário.
3. Instalando a Rede Multisite
- Após ativar o modo Multisite, acesse o painel administrativo do WordPress e vá para Ferramentas > Configuração da Rede.
- Você terá duas opções de configuração para os sites da rede:
- Subdomínios (exemplo: site1.seudominio.com) – precisa de configuração de DNS para o wildcard (
*
). - Subdiretórios (exemplo: seudominio.com/site1) – mais simples, mas pode causar problemas de SEO dependendo da estrutura do site.
- Subdomínios (exemplo: site1.seudominio.com) – precisa de configuração de DNS para o wildcard (
- Escolha a estrutura desejada e clique em Instalar.
4. Configuração do Arquivo wp-config.php e .htaccess
- O WordPress exibirá instruções adicionais para modificar os arquivos
wp-config.php
e.htaccess
. - No
wp-config.php
, adicione o código fornecido pelo WordPress para ativar a rede e permitir o redirecionamento correto dos sites. Esse trecho normalmente inclui: - No
.htaccess
, substitua as regras padrão de permalinks por aquelas sugeridas pelo WordPress para a rede Multisite. Isso pode incluir algo como: - Salve e faça o upload dos arquivos modificados para o servidor.
5. Acessando e Gerenciando a Rede
- Depois de configurar os arquivos, faça login novamente no painel do WordPress.
- Você verá um novo menu chamado “Meus Sites” na barra superior, onde poderá acessar o Painel de Administração da Rede.
- No Painel de Administração da Rede, você pode:
- Criar novos sites para a rede.
- Gerenciar usuários de cada site.
- Configurar plugins e temas para a rede como um todo.
6. Instalação de Temas e Plugins na Rede
- No modo Multisite, plugins e temas devem ser instalados e ativados na rede para estarem disponíveis para todos os sites. No entanto, você pode ativar plugins de forma individual em cada site.
- Para instalar temas ou plugins:
- Acesse Meus Sites > Administrador da Rede > Temas ou Plugins.
- Instale o tema ou plugin e clique em Ativar na Rede para que ele seja utilizado por todos os sites.
7. Configurações Específicas da Rede
- No painel da rede, você pode definir configurações adicionais como limites de upload, registrar novas contas, definir endereços de e-mail de administradores, entre outras configurações específicas para a gestão da rede.
Dicas Finais:
- Configuração de DNS: Caso use subdomínios, verifique com a hospedagem a necessidade de configurar um registro wildcard (
*
) para que todos os subdomínios apontem para o site principal. - Segurança e Backups: Com a rede ativada, manter um backup regular dos sites se torna ainda mais essencial, pois todos compartilham o mesmo núcleo do WordPress.
- Plugins de Rede: Existem plugins específicos para WordPress Multisite que podem ajudar na administração da rede, como plugins de gestão de usuários e backups.
Configurando o WordPress como Multisite, você terá um poderoso sistema de gerenciamento centralizado para diversos sites, o que facilita a manutenção e o crescimento da sua presença online.